quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Besouro Serra-Pau Susuacanga em Minas Gerais

Ola, me chamo junior sou do sul de minas gerais, e encontrei esse possivel Cerambycinae, porem a "parte" da cabeça dele(reparem a regiao da cabeça) nao se assemelha c nenhuma outra da mesma especie q tentei por horas na internet e aqui no site localizar. Tentei por machos e femeas, adultos e filhotes, etc e nao encontrei nenhuma imagem "identica" (pelo menos a regiao da cabeça) ao especime q encontrei! Gostaria porfavor q esclarecessem isso. Mto Obrigado!
Sorinn de Minas Gerais.
Sorinn, eu não sei exatamente qual o problema observado com a cabeça, mas eu acredito que seja só uma questão de compará-lo com o gênero ou espécie corretos; não se pode compará-los com os jovens, pois os jovens são larvas. Ele parece ser uma Susuacanga sp. (Cerambycidae: Cerambycinae: Eburiini) e muito semelhante a este que eu mesmo registrei.

A diferença fundamental observada é o fato do seu estar com a cabeça abaixada e encolhida. A diferença na coloração do primeiro segmento das antenas muito provavelmente é o que precisava pra diferenciar S. octuguttata (o seu) de S. maculicorinis (o meu):

Nenhum comentário:

Postar um comentário