quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Percevejo de Crista em São Paulo

Eu encontrei esse no meu quarto, parece ser um Bug Wheel nativo da América do Norte. Mas minha casa fica perto da represa Guarapiranga em São Paulo, ao lado de uma reserva de mata nativa. Esse é o Bug Wheel, Assassin Bug? Soube que a picada dele é bem perigosa, tenho uma filha pequena, transmite chagas? Preciso me preocupar? Obrigado! excelente site.
Raoni Rossi de São Paulo.
Raoni, este é um percevejo-de-crista do gênero Arilus (Reduviidae: Harpactorinae: Harpactorini) chamados de wheel bug em países de língua inglesa.

Já tive muita dificuldade em entender a região de ocorrência de casa espécie de Arilus e como diferenciá-las, mas aparentemente A. cristatus é comum na América do Norte e A. carinatus na América do Sul, sendo que o primeiro tem as tíbias predominantemente cinzentas, o segundo predominantemente alaranjadas embora pareça haver variação entre os indivíduos e possam ser confundidos baseando-se nisto.

A picada de um percevejo destes pode ser dolorosa, mas não é perigosa e ocorrerá se o bicho for manuseado incorretamente. Este é um predador totalmente benéfico, quem transmite doença-de-Chagas são os barbeiros.

Obrigado, Raoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário