sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mosca Neriídea em São Paulo

Olá Cesar, Encontrei essa mosquinha magrela junto de outros insetos que se alimentavam da seiva de um mamoeiro apodrecido.
Acredito que pertença a família Neriidae, mas não encontrei nenhuma imagem de indivíduos com antenas longas assim.
Aliás, peço perdão pela qualidade da imagem, estava sem a câmera no momento então tive de tirar as fotos com o celular mesmo..
Rodrigo de Cotia, São Paulo.
Rodrigo, esta foto foi tirada em Cotia mesmo? Eu encontrei por exemplo esta espécie de Longina com antenas bem longas, mas o exemplar que mais me chamou a atenção é uma foto desfocada de Odontoloxozus peruanus na Esalq. Esta espécie só tem registros no Brasil na região Norte.

Alessandre Pereira Colavite: Olá Meus caros.

Trata-se de um macho da espécie Longina abdominalis. Não é uma espécie tão comum, e a distribuição conhecida é desde MT até o ES, descendo pelo sul do Brasil, Paraguai e Argentina. Os machos têm antenas longas assim provavelmente por dois motivos. O primeiro seria a seleção sexual, pois são territorialista e utilizam suas longas antenas e pernas anteriores nas brigas com outro machos. O segundo seria por serem miméticos de outros insetos, no caso hemípteros do gênero Holymenia e himenópteros do gênero Cryptanura.

Odontoloxozus peruanus é hoje uma combinação inválida. O correto é Cerantichir peruana. O gênero Odontoloxozus está hoje restrito a duas espécies, ocorrendo da Costa Rica ao sul dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário