domingo, 11 de outubro de 2015

Besouro Rinoceronte Enema em São Paulo

Oi Cesar! Encontrei essa belezura de escaravelho em Olímpia-SP. Dá para identificá-lo?!
TaMi Miranda de Altinópolis, São Paulo.
Este parece ter sido um dos seus nomes científicos preferidos, Tami, uma fêmea de Enema pan (Scarabaeidae: Dynastinae: Oryctini).

Tami: Sarcasmo em "mode on", caro César?!...kkkkkk!!! Então, mandei mesmo para a página "Nomes científicos no Face" para tirar a dúvida da origem desse nome engraçadinho. A resposta foi bem interessante, ó:

"Por que essa espécie tem nome de lavagem intestinal?
Enema (ou clister) é a introdução de líquidos no intestino grosso por via anal para lavagem ou medicação. Por que um gênero de besouros tem esse nome então?

Vamos à história! Em 1775, o entomólogo dinamarquês Johan Fabricius descreveu a espécie ‘Scarabaeus pan’ (‘escaravelho-Pã), um tipo de besouro-rinoceronte, em homenagem à figura mitológica grega Pã, o deus dos bosques e dos pastores. Assim como o besouro, Pã (‘Pán’ em grego) também tinha dois chifres curvos e adorava as árvores.

O chifre do tórax do besouro é bífido, isto é, na ponta se divide em dois (o inseto de baixo, na figura). Em 1787, Fabricius descreveu um macho um pouco diferente, com o chifre de ponta única (o de cima, na figura). Sem saber que tratava-se de uma variação da espécie, o descreveu como ‘Scarabaeus enema’.

O chifre, parecido com a agulha de uma injeção, deu o nome à espécie. A palavra grega ‘énema’ significa ‘injeção’.

O entomólogo inglês Frederick Hope, em 1837, resolveu tirar a espécie do gênero ‘Scarabaeus’ e colocá-la em um próprio. Aproveitou os nomes das duas espécies de Fabricius e batizou a espécie como ‘Enema pan’.

Hoje, a forma com duas pontas é chamada de ‘Enema pan f. typica’ e a com uma, mais comum no Brasil, ‘Enema pan f. chorinaeus’. No final das contas, o nome não tem quase nada a ver com o enema do reto.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Besouro-de-chifre
Enema pan (Fabricius, 1775)
Família: Scarabeidae

Enema: injeção (do grego énema);
pan: de Pã (do grego Pán).

Foto: Geoff Gallice.
Sugestão: Tamara Miranda.

Curta Nomes Científicos. #NCF "

Nenhum comentário:

Postar um comentário