segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Pulgão Gigante do Salgueiro em Portugal

Pedido 1: Há uma semana começaram aparecer estes bichinhos no meu terraço/pátio vindos de um jardim que tenho atrás. Estes bichinhos medem cerca de 0.5mm, quando são esmagados deitam um liquido que se assemelha ao sangue (vermelho) e normalmente aparecem ás centenas no final da tarde. Estou desesperada porque não os consigo eliminar pois estão sempre aparecer e tenho receio que entrem em casa. Por favor ajudem-me...

Pedido 2: Há cerca de uma semana atrás apareceram no meu terraço/pátio vindos de um jardim que tenho atrás, centenas destes pequenos bichos. Medem cerca de 0.5mm, quando são esmagados deitam um liquido semelhante ao sangue (vermelho) e aparecem mais ao final da tarde parece que fogem das ervas. Preciso de ajuda porque não consigo me livrar deles e tenho medo que entrem em casa. Obrigada.

Pedido 3: Há cerca de uma semana apareceram no meu terraço/pátio uns bichinhos que vinham de um jardim que tenho atrás e que pertence ao condomínio. Não medem mais do que 0.5mm, quando são esmagados vertem um liquido semelhante ao sangue (vermelho) e aparecem ás centenas ao final do dia, parecem que estão a fugir. Gostaria que me identificasse este bichinho e me ajudasse a perceber o porquê da "invasão" e a evitar que eles entrem no meu terraço. Obrigada.
Sara de Porto/Gondomar, Portugal.
Calma, Sara. O bichinho é um pulgão Tuberolachnus salignus (Aphididae: Lachninae: Lachnini). Pulgões se alimentam de plantas. As plantas hospedeiras destes são Salix e Populus spp. (Salicaceae) e eles não vivem fora das plantas, não há a menor possibilidade de infestarem residências (acompanhemos a postagem anterior), deve haver uma árvore infestada no seu terraço.

Esta é uma espécie totalmente partenogênica, não se conhece machos na espécie. Pelo nome Giant Willow Aphid, estou chamando de pulgão-gigante-do-salgueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário