sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Serra-Pau Dryoctenes em São Paulo

Boa Tarde Cesar! 
Primeiramente gostaria de dizer que esse inseto foi encontrado em uma noite por volta das 19:00 hrs na parede externa da minha residência, e por sinal estavam dois um escalando a parede e outro veio voando e caiu no chão .
No dia seguinte ouvi um ruido estranho na janela do quarto, pro volta do mesmo horário, e notei que outro inseto da mesma espécie caminhava sobre a janela.
Fiz uso de um bom inseticida, e quando o mesmo veio a cair no chão emitiu um som como o de uma pessoa com falta de ar. Gostaria de saber se mais e se pode causar problemas porque tenho um filho pequeno.
Agradeço a atenção
Christopher Tribst de São Paulo, capital.
     Christopher, me desculpa, mas é hora da bronquinha:
     Sim, pode causar problemas, fazer mal para o seu filho pequeno, tanto o uso dos inseticidas em casa como crescer desaprendendo a respeitar as formas de vidas mais frágeis, naturalmente encantadoras para as crianças.
     A espécie eu creio que seja Dryoctenes scrupulosus (Cerambycidae: Lamiinae: Acanthoderini) e ele se intala em árvores como Citrus, figo e paineiras, não posso dizer se irá aparecer mais, mas havendo árvores como estas por perto, é de lá onde devem estar vindo. As larvas são brocas e podem danificar o tronco abrindo galerias internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário