quinta-feira, 3 de abril de 2014

Megalóptero em São Paulo

Boa tarde Cezar, mais uma vez venho recorrer ao seu site para um inseto que não sei o que é. Foi observado em fevereiro entre os municípios de Ouroeste e Populina no extremo Noroeste paulista. O ambiente era uma mata ciliar preservada em uma cachoeira de um rio de mais ou menos 10 metros de largura.
ele estava em uma área alagada próximo a cachoeira, era de noite e pareceu mudar o comportamento fazendo tipo de display quando iluminava para fotografar. Estou enviando algumas fotos, mas tenho mais algumas fotos e um vídeo se quiser.
Obrigado novamente.
Olavo Nardy de Piracicaba, São Paulo.
Olavo, este bicho é Megaloptera: Corydalidae, pelas longas mandíbulas ele deve ser um macho.

No momento não sei dar nenhum palpite de gênero neste carinha, seja qual for ele deve ser citado neste documento. Amanhã pretendo pesquisar mais.

Atualização 04/04/2.014: O documento diz: "No Brasil foram registrados, até o momento, dois gêneros de Corydalidae, Corydalus e Chloronia e um gênero de Protosialis". Entendo que deveria ser um dos dois primeiros, mas acho estranho como ele repousa as asas na terceira imagem, segue como gênero não identificado.

Atualização Junho de 2.016: Uma identificação de Bugman em What's That Bug? levanta uma hipótese que eu não havia pensado. Este deve ser uma Corydalus sp., que acaba de entrar pra vida adulta, as asas ainda não esticaram e ele ainda vai escurecer. Ele foi encontrado próximo à água e as larvas são aquáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário