quarta-feira, 19 de março de 2014

Minhoca no Ceará

Bom dia Cesar, encontrei varios bichos desse na porta e dentro da minha casa após uma noite de chuva. Sai de casa ontem(18/03/24) a noite estava chovendo, quando voltei estava cheio desse bicho na grama da garagem e na sala.Geralmente aqui quando chove muito aprece sapos, esses bichos e a primeira vez. Qual bicho é esse? Devo me preocupar? Muito obrigado.
André de Fortaleza, Ceará.
André, os bichos que têm aparecido são minhocas (Annelida: Clitellata: Oligochaeta: Haplotaxida: Lumbricina), sinceramente é muito estranho que você não esteja familiarizado com elas e que seja a primeira vez que elas apareceram. A espécie mais comum é Pontoscolex corethrurus (Glossoscolecidae), mas nós temos muitas outras espécies, inclusive exóticas como Amynthas gracilis (Megascolecidae), que podem ameaçar a fauna local..

São animais benéficos, detritívoros, ajudando na fertilização do solo e que escavam galerias ajudando na permeabilização da água, muito utilizados como iscas pra peixes assim como para consumo humano (1 e 2).

Como curiosidades deixo a minhoca gigante de Gippsland e a acusação de contribuírem para o aquecimento global. Não há motivo algum pra se preocupar com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário