sábado, 22 de fevereiro de 2014

"Bicho Peludo" no Uruguai

Prezado César. Não consegui identificação para esta belíssima lagarta que está se alimentando de um limoeiro, aliás há mais umas dez ou onze no mesmo pé, uma planta pequena, e algumas folhas apresentam restos de pelos, como se lagartas tivessem sido comidas. Já no ano passado fotografei uma lagarta igual, e uma crisálida que supus fosse da mesma espécie (infelizmente, apesar de vigiar constantemente aquela pupa, um dia achei-a vazia, e não pude conhecer a borboleta que dela resultou. Já aprontei uma caixa com transparências e adequada ventilação, com a idéia de "guardar" uma destas lagartas quando ela se aprontar para empupar, e poder assim conhecer a borboleta!). Agradeço antecipadamente a sua ajuda e a sua atenção. Saudações.
María Luisa Rodríguez de Balneario Las Toscas, Dpto.Canelones, Uruguai.
     María, A sua suspeita me parece errada, por que realmente a crisálida é de uma borboleta, e provavelmente da família Nymphalidae. A lagarta, baseado em uma pesquisa anterior, deve ser de uma mariposa da família Megalopygidae. Será mesmo muito interessante se você conseguir fazer este registro, pelo visto não existe nenhum na internet.

María Luisa: Maria Luisa: Pesquisando na Web, descobri que esta é uma lagarta de Megalopyge urens, cujas cerdas compridas são inofensivas, porém as cerdas brancas, curtas, são perigosamente urticantes e o contato com elas causa uma dor muito intensa que inclusive impede dormir.

Cesar: Ôpa, excelente pesquisa, María. Eu não havia citado, mas esta é mesmo uma característica deste grupo, já citei isto em outras Megalopyge. Talvez seja preciso confirmar se não há outras lagartas de Megalopyge spp. semelhantes na região, mas este documento diz que são conhecidas por "bicho peludo" e abundantes no sul do Urugai em alguns anos de Fevereiro a Março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário