segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Lagarta Mimalonídea Menevia em São Paulo

Acredito tratar-se de Lepdóptero, desde que tirei a foto (9/4/09) ainda não consegui nada para identificação. Local Camping em Serra Negra SP, Arrastando-se no chão, à noite.
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
Elvenar, o bichinho é uma larva de mariposa sim, mas também não sei de qual se trata. A estrutura está me parecendo mais uma galha, mas seria estranho que ela saísse arrastando assim. Poderia então ser Psychidae, neste caso o mais próximo que encontrei foi ESTA, mas a lagarta está me parecendo de outros grupos. Estou marcando como não identificada e espero que tenhamos a resposta em breve.
    Se alguém tiver uma opinião, por favor, use os comentários.

Elvenar: Devia ter uns 4 cm, o casulo, e me pareceu ser feito de um fio como seda, para ficar daquele geito. Pena que naquela época meu equipamento de foto não era tão bom e as fotos ficaram meio desfocadas.

Cesar: Por ser de seda, reforça mais a ideia de que ela seja Psychidae, talvez ela não tenha tido muito acesso a detritos pra fazer o cesto tradicional. Mas o aspecto da própria lagarta é que me deixa mais confuso.

Atualização 06/10/13: Enquanto pesquisava uma outra lagarta do Elvenar, encontrei duas imagens (1 e 2) que acredito serem bem próximas a esta, e elas constroem o abrigo enrolando folhas.

Atualização 30/05/14: Lepsibu concorda que esta deve ser um bicho-do-cesto da família Psychidae.

Atualização 03/06/2.014 - Wolf Walz: Pode ser Mimallonidae.

Cesar: Muito interessante, Wolf, esta é nova pra mim. Muito interessante, a aparência das larvas e do abrigo não me convenciam como Psychidae, juntei os poucos registros semelhantes no Google: 12 e 3.
Mais dois do Wolf: 2.


Atualização Ago./2.020 - Kel: Oi Cesar, tudo bom? Oi, Elvenar Reis, tudo bom? É do gênero Menevia, segundo o especialista Ryan St Laurent. Ele trabalha com a família e queria permissão pra usar uma das imagens em seu artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário