terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aranhas de São Paulo em Minas Gerais

Bom dia César! Estou enviando um combo de aranhas!!!
A primeira, foi fotografada em Ouro Branco-MG e é muito parecida com uma que enviei anteriormente e que você identificou como "Oxyopes salticus". A segunda foi fotografada em Altinópolis-SP, não consegui uma foto melhor porque a danadinha fugiu :(! Será que consegue identificá-la ainda assim? E a terceira, fotografada em Ouro Branco-MG, listradinha e bonitinha de mais, eu acho que é uma salticidae (será que tem como ir além disso??)
      Tami, estou invertendo a ordem um pouco, por conveniência. A primeira, que seria a segunda eu acredito que seja uma Leucauge cf. argyra (Tetragnathidae; =Leucage?). A segunda, que seria a última é sim uma Salticidae, mas não consegui ir além. A Oxyopes salticus (Oxyopidae), eu creio que seja uma fêmea, estou adicionando a imagem à antiga postagem também.

Tami: Valeu César!!! Legal ter os exemplares macho e fêmea da Oxyopes salticus!!! Lembro que o macho, além de ser mais escuro, também era maior. Isso significa que a fêmea pode ser imatura? (já que as fêmeas de aranha são, geralmente, maiores que o macho)

Cesar: Li que a média da fêmea é 1mm maior, isso faz que quem é maior ou menor, possa ser variação de indivíduo para indivíduo. Bem possível que seja imatura, mas não acho que dá pra afirmar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário