quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mariposa Glena no Rio de Janeiro

Olá Cesar, tudo bem?
Parabéns pelas 1.000 postagens! Parabéns pela dedicação, inteligência, boa vontade e por sua simpatia!Se tiver camisa comemorativa eu quero comprar uma, ok?
Bem, com esse tempo frio os insetos parecem que somem, eu acho. Mas hoje apareceu uma mariposa na minha varanda. Muito linda e delicada! Gostaria que você classificasse, por favor. Grata.
Local: Cordeiro-R.J.
Data: 19.08.2013
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
    Muito obrigado, Lúcia, agora fiquei sem jeito. Na verdade eu já tinha vontade mesmo em fazer camisetas, pelo menos pra mim, agora já sei que teria pelo menos mais uma pessoa que usaria!
     Lúcia, mariposas pequenas são geralmente bem difíceis e eu não tive muita esperança nesta. Porém, não foi difícil chegar no gênero Glena (Geometridae: Ennominae: Boarmiini), não vou nem usar uma imagem específica, mas todas as imagens em BoldSystems, onde umas se parecem mais outras menos. Como estou vendo que algumas espécies diferentes são bem parecidas, a comparação de imagens pode não ser mais suficiente, encontrei Glena unipennaria neste documento como importante praga do eucalipto no Brasil e esta imagem em Wikipedia me parece combinar perfeitamente.
     Os insetos somem mesmo no frio, mas sábado eu fotografei mais de dez espécies de mariposas juntas em um banheiro no Parque Estadual do Jaraguá, aqui em São Paulo. Em casa vou confirmar, mas tinha uma mariposa branca pintadinha e eu creio que era a mesma espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário