quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Exúvia de Amblipígio na Paraíba

A vegetação não é específica, apenas grama normal e também é próximo a plantação de milho e feijão.. Já o encontrei morto dentro de casa em cima da mesa da cozinha.. Não vi seus hábitos pois como disse já o encontrei morto (infelizmente) .. Ele foi encontrado no dia 18-08-2013 no verão. Aqui é um lugar muito quente, cerca de 35°C. Se puder me ajudar obrigada desde já.
Isadora de Cajazeiras, Paraíba.
     Isadora este bicho é um amblipígio ou aranha-da-caverna da ordem Amblypygi, aparentado das aranhas verdadeiras e dos escorpiões na classe Arachnida. Diferentemente de seus primos, ele não possui glândulas de veneno e não têm muito como picar. Este é um aracnídeo totalmente benéfico e inofensivo.

Isadora: Muitíssimo obrigada Cesar fiquei muito feliz com a identificação e com a agilidade da resposta. :)


Atualização 25/08/13: César Favacho notou que esta é só a exúvia, provavelmente Heterophrynus batesii (Phrynidae: Heterophryninae) o bichinho trocou de pele e a deixou pra trás. O bicho deve continuar solto por aí. Isto explica um detalhe que havia notado na imagem que não postei pela semelhança.

Isadora: Que notícia boa, como tenho medo de inseto seja qual for (risos) vou ter cuidado agora sabendo disso.. Desculpe-me a demora a responder. Abraço Obrigada.

Atualização 22/10/13: Cesar tenho uma novidade, encontrei um inseto daqueles vivo lá na casa, apesar de ter ficado com medo devido ele ser bem diferente dos insetos que costumo ver frequentemente não deixei que ninguém o matasse e coloquei ele em lugar seguro, também levando em conta que ele não é um inseto venenoso.
Esse que encontrei era bem maior que o outro, e bem ligeirinho.. E nessas idas para o sitio descobri que lá tem muitos outros, agora vira e mexe eu encontro um, estou até ficando familiarizada com essa Aranha da Caverna.. Obrigada pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário