quinta-feira, 4 de julho de 2013

Barqueiro Notonectídeo em Pernambuco

Opa Cesar! Olha eu aqui de novo!
Eu sempre encontro esse insetinho em locais com água, esse encontrei numa piscina suja, ele usa essas patinhas para "nadar" e parece ter uma espécie de bolha de ar em sua volta e as vezes sobe na superfície para respirar, aparentemente.
Tirei a foto dia 30/06 às 16:15, não pude tirar uma melhor, pois minha câmera não focaliza coisas pequenas direito (já perdi tanta foto de inseto por causa disso haha), Enfim Obrigado pela foto das vespas!
João Paulo (Poker) de São Lourenço da Mata, Pernambuco.
     Poker, este é um barqueiro da família Notonectidae. Existem duas famílias de barqueiros, a Notonectidae e a Corixidae, as duas são bem semelhantes, mas são diferenciadas pelo fato de os notonectídeos nadarem de costas, enquanto os corixídeos nadam com o ventre para baixo. Além disso, os corixídeos têm as pernas nadatórias em forma de remo. É importante saber diferenciá-los, pois os corixídeos não picam, o notonectídeo na foto pode causar uma picada dolorosa.
     Estes insetos são predadores e podem inclusive se alimentar de pequenos vertebrados. São hemípteros heterópteros, ou seja, são na verdade percevejos aquáticos. Para comparação entre estas e outras famílias, visite Planeta Invertebrados.

Poker: Como esses barqueiros chegaram na piscina? Digo, eles podem sair do meio aquático? Pois a piscina é isolada de qualquer outra fonte, eu acho.

Cesar: Eles voam!"Como outros Criptoceratos, podem tambem sair do meio em que se acham e, voando, atingir outra coleção dágua." (Insetos do Brasil, 2ª página, numerada como 328).

2 comentários:

  1. Obrigado de novo Cesar!

    Como esses barqueiros chegaram na piscina? Digo, eles podem sair do meio aquático? Pois a piscina é isolada de qualquer outra fonte, eu acho.

    ResponderExcluir