segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mosca Soldado no Pará

Olá Cesar. Vim te trazer mais um desafio. Eu encontrei esse inseto em casa, ele pousou na parede e eu o fotografei para testar a resolução da minha câmera, mas acabei achando ele bastante bonitinho.
Um forte abraço!
Vinícius Silva de Bragança, Pará.
      Vinícius, ela é uma mosca-soldado da família Stratiomyidae. Suas imagens parecem combinar muito bem com Ptecticus elongatus (Sarginae) na Wikipedia, só não confirmo sua presença no Brasil, talvez seja outra espécie no mesmo gênero.

5 comentários:

  1. Cesar eu olhei as duas imagens e acredito ser a mesma espécie. Será que fui o primeiro a registrar essa espécie no Brasil??

    ResponderExcluir
  2. Vinícius, em muitos casos, apenas um especialista com o bichinho na mão e uma lupa (ou microscópio) é capaz de diferenciar espécies. Existem poucos casos que somente dissecando o animal. Uma borboleta, cheia de cores e desenhos nas asas é mais difícil que isto aconteça, mas no caso de uma mosca eu acho difícil de afirmar qualquer coisa. O abdome da foto na Wikipedia é mais longo, mas isso deve ser diferença entre macho e fêmea.

    ResponderExcluir
  3. Eu consultei um amigo que me disse que pode ser Ptecticus testaceus. O que vc acha?

    ResponderExcluir
  4. Só encontrei uma imagem nesta página: http://www.ufrrj.br/posgrad/cpgba/teses/Exemplar%20Final%20%20Emerson%20Ribeiro%20Garcia.pdf
    É uma possibilidade.

    ResponderExcluir
  5. De qualquer modo vc já me ajudou bastante, muito obrigado!

    ResponderExcluir