quarta-feira, 24 de abril de 2024

Aranha Alpaida no Rio de Janeiro

Oii, Vi essa Maria-Bola (ta certo?), só não sei dizer se é adulta ou filhote, se é macho ou se é fêmea. Teria como saber? Ela mede acho que uns 6 ou 7 mm.
Achei ela no Rio de Janeiro capital e estava em grama baixa. O parque que cuido dos gatos abandonados é cheio de maria-bola. Mas nunca tinha visto uma vermelha.
Nicolle Moura.
Maria-bola me parece ser o nome que a comunidade do iNaturalist batizou aquela que aqui chamávamos aranha-gigante ou aranha-de-telhado. Ela é uma espécie muito maior, menos colorida, constrói uma teia organizada, mas que não é orbicular como esta, nunca na grama, geralmente em edificações humanas. Esta é uma fêmea de Alpaida (Araneidae: Araneinae), me parece A. versicolor.

Aliás, foi muito bom falar na "maria-bola", por que lá no iNat há uma informação sobre alteração taxonômica, preciso de uma nova postagem daquela espécie para atualização (1, 2, 3)

Nicolle: Poxa, achei ela lindona e queria saber mais sobre ela. Não achei NADA. Nem pesquisando em ingles e no google scholar.
Queria saber os hábitos, tempo de vida, estilo de caça, curiosidades...
A "Maria-bola" tem bastante informações e estudos. #xateada kkkkk
Hoje parece que ela fez uma ooteca. Não sei dizer.
Cesar: Nicolle, sobre o gênero como um todo, há muita coisa publicada (1, 2, 3, 4...) e muito se pode inferir pela família; sobre a espécie, talvez não haja algo muito diferente, muito particular. Nas próprias imagens nós vemos que ela é uma tecedeira de teia orbicular, esta é a estratégia de caça dela, constrói a teia e espera que algum bicho se prenda nela. Uma característica de algumas, ou talvez posa dizer muitas espécies do gênero é que são associadas a bromélias e podem usar a "piscina" da planta para fugir de predadores. Sim, temos uma ooteca ou saco de ovos na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário