quinta-feira, 28 de março de 2024

Aranha Errante no Rio Grande do Sul

Boa tarde! Apareceu essa aranha na minha cama hoje, e vive aparecendo dessas pela casa, estou com medo de ser armadeira, tenho bebê pequeno em casa 😢 Em tempo chuvoso começa a aparecer muitas delas, moro em São Borja - RS.
Bruna Carpes.
Oberdan: Acho que São Borja está fora da área de distribuição das aranhas armadeiras. Esta com certeza não é uma armadeira.

Cesar: Primeiro quanto às armadeiras, mapas de distribuição dificilmente estão completos, de fato o mapa compartilhado sugere não serem conhecidas armadeiras na região, mas P. nigriventer é uma espécie de localidade-tipo gaúcha e São Borja é citada entre os registros em Buckup et al. (2010). Há armadeiras na região, mas esta de fato não é uma. Me parece Acanthoctenus sp. (Acanthocteninae), mas esta sim parece bem fora da distribuição conhecida, o mesmo parece valer para Nothroctenus, creio que só com um bicho analisado em mãos para se ter certeza. Acanthocteninae me parece seguro, é bom evitar acidentes com a criança, mas não são consideradas aranhas perigosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário