quarta-feira, 28 de junho de 2023

Autotomia de Aranha de Porão no Espírito Santo

Boa noite César, já estava pensando em encaminhar esta Pholcidae (que acredito ser uma Physocyclus sp.) a algum tempo.. encontramos essa treme-treme caminhando pelo colo minha irmã quando ela estava sentada no sofá e ela até chegou a assustar quando viu que era uma aranha pois antes achou que fosse um mosquito. Mas como já avisei para não matarem aranhas, ela apenas me chamou e eu a retirei em vida e deixei em um recipiente antes de soltá-la, porém vi que ela estava se movimentando de uma forma muito estranha e estava sem algumas das pernas.. o que me fez pensar que quando minha irmã não tinha avistado a aranha, acabou machucando ela sem querer...

Mas a questão é que acabei deixando ela no recipiente aberto (em um local seguro) até outro dia pensando que ela mesma fosse sair, mas no dia seguinte fui ver se tinha saído, mas não.. infelizmente a encontrei já sem vida e ainda não sei se ela morreu por algum trauma interno no momento em que estava na minha irmã ou não. No mesmo dia, porém mais tarde, tirei essas fotos mais próximas e não me parecia ter nenhum trauma externo aparente (além da ausência de algumas das pernas).

E outra coisa estranha foi que enquanto ela estava no recipiente, em um momento percebi que ela fazia autotomia.

Guaçuí, ES.
Erik.
Sim, deve ser Physocyclus (Pholcidae) e provavelmente P. globosus. Autotomia em Pholcidae parece bem comum, mas sem motivo, só consigo pensar que esteja doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário