domingo, 22 de janeiro de 2023

Galhas, Indutores e Parasitoides em Minas Gerais

Oi Cesar! Achei que já tinha enviado aquela galhas do ano passado, acabei de ver que não 🤦♀️! Estou enviando agora:

Ganhei essas galhas de uma moça que pensou serem frutas, ela não sabe qual é a planta, achou no cerrado: (1)

Eu abri e vi que por dentro havia MUITOS tripes em todas elas! A maioria, ainda jovens! Adultos somente em uma delas. (2)

Dentro das galhas havia pupas, e eu tb achei uma larva: (3, 4)

Todas se resumiram em uma mesma espécie de vespa: (5)

É isso! Vendo o post dessas galhas nas Calandras, vi que as que estavam comigo TB estavam furadas. Aí vieram questionamentos:

A vespa parasitou o galhador ou ela msm era a galhadora? Os tripes foram responsáveis pelos furos ou pelas galhas? A larva estava comendo os tripes, e por isso era rosada (ela empupou antes q eu conseguisse observar) ou era o tom natural dela msm? Ambos estariam somente usando a galha feita por outro organismo como abrigo/alimento? Socorrooo, meu cérebro vai explodir kkkkk
TaMi de Minas Gerais.
Eu acho que o mais lógico é que as galhas sejam induzidas por tripes (Thysanoptera) e a vespa que parece ser Braconidae os parasitava. Segundo thrips.info, os tripes galhadores mais comuns na região neotropical são os do gênero Holopothrips (Phlaeothripinae) e gêneros relacionados.

Os furos, talvez sejam de saída dos parasitoides, a cor das larvas talvez se dê pelo alimento, minha maior dúvida quanto a estas suposições é que não vejo qualquer evidência de braconídeos parasitando tripes, apenas eulofídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário