segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Borboleta do Coqueiro Brassolis em São Paulo

Olá, César, tudo certo?
Ultimamente, creio que há cerca de um mês, quase todos os dias, mais ou menos às 18h, aparecem várias borboletas (parecem pelo menos 20, talvez mais) voando juntas numa árvore grande no meu prédio, em SP, capital. Nas últimas semanas, tive que tirar 3 que terminaram na minha varanda da boca do meu gato e apenas uma sobreviveu. Encontro com certa frequência lagartas e casulos na garagem do prédio, creio que sejam delas, mas infelizmente não fotografei.
A única foto que eu tenho é de uma pobre moribunda, bem machucadinha, já em seus últimos momentos, com alguns ovinhos dela, creio. Será que os ovos vão pra frente nesse vaso sem nada?
Pelo que pesquisei, me parece ser a Brassolis sophorae. O que acha?
É comum encontrar tantas juntas assim? Achei bem curioso.
Lucíola Ribeiro.
É Brassolis sp. (Nymphalidae: Satyrinae: Brassolini), B. sophorae é a mais comum, mas entendo que pra ter certeza da espécie, é preciso ver a face dorsal das asas. Sempre vejo essas borboletas morrendo com ovos explodindo do abdome, eu não sei se são viáveis, fertilizados, mas se forem, elas precisam de folhas de palmeiras. Sim, é comum vê-las em grande quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário