quarta-feira, 20 de julho de 2022

Mariposas Myelobia no Rio Grande do Sul

Boa tarde, Cesar. Tudo bem? Se liga nessas mariposas que eu achei aqui em Bagé-RS. A mais arrebentada apareceu na minha casa, já a mais "direitinha" (fotos no pasto) apareceu na minha escola. As duas primeiras fotos são de dia e a terceira é de noite, perceba que os olhos dela mudaram de cor com a chegada da noite. Consegues identificar e saber se as duas são da mesma espécie? Abraço!
Eduardo s.
Rapaz... Direi se são a mesma quando souber o que são, parecem pelo menos ser relacionadas, mas os padrões alares diferentes. As antenas são bem marcantes e me parecem familiares, mas estou preferindo não arriscar nem a família.

Jefferson Coelho: Cesar, possivelmente se trata de uma Myelobia sp (Crambidae: Crambinae). Tem uma bem semelhante na galeria da Pybio. Acredito que ambas são da mesma espécie, apesar da última estar meio acabadinha kkk. No BoldSystems tem uma semelhante identificada como Myelobia smerintha DHJ02.

Cesar: Vejo que este bicho é conhecido como broca de espécies de bambu e também já foi registrado em cana-de-açúcar (1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário