terça-feira, 19 de julho de 2022

Mariposa Chlorhoda no Rio de Janeiro

Boa tarde César. Hoje encaminho para ID esta linda mariposa que fotografei em Itatiaia no Rio de Janeiro. Obrigado.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Com pequenas diferenças, ela combina com a Chlorhoda thoracica (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Arctiina) vista em Learn About Butterflies, mas vejamos o que diz o texto:
Chlorhoda thoracica é uma espécie incomumente colorida. Se molestada, de repente abre suas asas, revelando suas asas traseiras e abdome vermelho-sangue, presumivelmente para indicar a potenciais predadores que é tóxica ou impalatável. Esta espécie é restrita aos Andes orientais do Peru.
Concorda com a distribuição citada Savela, que mostra no sudeste do Brasil apenas C. amabilis, a mesma única espécie que aparece no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil.

Desta espécie, parece que temos apenas a descrição (Hypomolis  amabilis), que diz que, ao contrário daquela espécie, as asas traseiras são predominantemente amarelas, "the  patagia  edged  with  crimson" faz referência às linhas vermelhas vistas no tórax e a ilustração que acompanha, onde as marcas pretas nas asas do primeiro par são mais para pontos do que para pequenas linhas ou triângulos, característica que me faz ter dúvida quanto à espécie, apenas digo que C. amabilis é de longe a mais provável pela distribuição conhecida, bom seria podermos ver o segundo par de asas e a coloração do abdome.

Encontrei também este palpite de identificação de C. amabilis, mas este deve estar errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário