sábado, 2 de julho de 2022

Lagartas de Santa Catarina

Muito obrigada pela identificação e atenção, César. Nessas mesmas plantas, incluindo um maracujazeiro, apareceram diferentes lagartas. Mas, tirando as possíveis Actinote (as pequenas da primeira foto), não consegui fazer relação de espécies com as visitantes de meses atrás. Podes identificá-las?
Esta é a que estava no maracujazeiro, depois de dois dias paradinha. O casulo é bem transparente, e tem porções ocas. É assim mesmo?
(...)
Pelas últimas fotos, consegui identificar a do maracujá. Parece ser uma Heliconius ethilla narcaea. 😍
(...)
Quantas semanas essa pupa leva até completa formação? Estou pesquisando mas não acho essa informação em específico.
Lindsay (Lindy), Florianópolis SC
A segunda é bem aparentada da primeira, uma Heliconius (Nymphalidae: Heliconiinae: Heliconiini) mesmo, pode ser H. ethilia narcacea, mas só vendo o adulto pra ter certeza. A última eu não asseguro, mas pode ser uma Cosmosoma (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Euchromiina).

A aparência da crisálida, até aqui, me parece saudável. Eu não tenho informação sobre a duração da pupa desta espécie, mas segundo Beebe, Crane & Flaming (1960), de um modo geral, as Heliconiinae levam 9 ou 10 dias neste estádio.

Lindy: Oi, César! A borboleta saiu hoje, 15 dias depois. Percebi coloração mais escura e marrom na crisálida desta, enquanto a outra é mais amarela/dourada (deverá sair amanhã ou em dois dias, espero). Acredito que seja uma Heliconius ethilla.
Obrigada e um abraço,

Lindsay
Cesar: Confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário