segunda-feira, 18 de julho de 2022

Estridulação de Gorgulho Conotrachelus no Espírito Santo

Olá novamente César, saindo um pouco dos pedidos de aranhas. Hoje encontrei um inseto que estava andando sobre a geladeira que imagino ser um gorgulho, mas não consegui identificá-lo, tem um pouco menos de 1cm e queria saber se ele é considerado uma praga, também se caso eu o deixasse aqui, ele poderia infestar no 'futuro'..?

E outra coisa, não sei se são todos os gorgulhos que emitem um tipo de som quando se sentem ameaçados, mas quando fui tocá-lo com um objeto ele deu um tipo de grito. É isso aí César, desde já agradeço e queria dizer também que não consegui tirar fotos de outros ângulos, pois ele simplesmente ficava tentando sair do recipiente a todo momento e atrapalhava um pouco na hora da foto!

Guaçuí, ES.
Erik.
Me parece uma das mais de quinhentas Conotrachelus spp. (Curculionidae: Molytinae: Conotrachelini) conhecidas no Brasil, algo semelhante a C. convexicollis, que não está na lista, mas ocorre no Paraguai. Muitas espécies deste gênero são tratadas como pragas, você pode por exemplo ler sobre C. psidii na goiabeira, C. imbecilus no ingazinho ou C. humeropictus no cacaueiro; dentro de casa ele não deve trazer problema algum e nem se reproduzir.

Quanto ao som produzido, é comum entre insetos, muito mais do que pode parecer, produzir som por estridulação, alguns produzem sons bem audíveis aos ouvidos humanos, outros produzem sons muito baixos, formigas saúvas, por exemplo, podem ser ouvidas se seguradas próximo ao ouvido. Gibson (1967) estudou a estridulação de Conotrachelus:
O aparato estridulatório elitral e os plectros no sexto tergito abdominal são descritos e ilustrados para ambos os sexos de Conotrachelus naso LeConte, C. posticatus Boheman e C. carinifer Casey, assim como do macho C. nenuphar (Herbst); a fêmea de C. nenuphar não tem plectros. As estridulações são descritas e ilustradas por audioespectrógrafos para as 3 primeiras espécies. Existem diferenças demonstráveis entre as estridulações dessas espécies e entre os sexos de cada uma. Os gorgulhos individuais são capazes de várias velocidades e frequências de estridulações. A produção de som pode ser induzida pela agitação dos gorgulhos ou pelo manuseio brusco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário