quinta-feira, 2 de junho de 2022

Aracnídeos da Bahia

Olá, boa noite! Achei este diminuto aracnídeo embaixo de uma pedra em Ribeira do Pombal/BA (em uma área rural antropizada, que anteriormente era de caatinga), coloquei a foto no Inaturalist e disseram que era um opilião, também parece um ácaro, estou na dúvida.

Aproveitando o assunto, você poderia identificar qual é a espécie desse opilião (provável gonyleptidae) que eu encontrei embaixo de uma pedra em Alagoinhas/BA
Miguel Macedo Luz Vieira.
Miguel, no meu ver, o primeiro é um ácaro da família Erythraeidae (Acari: Acariformes: Trombidiformes: Prostigmata: Anystina: Parasitengona: Erythraeina: Erythraeoidea), não consigo um palpite de qual.

O segunda eu pedi pra dra. Amanda C. Mendes dar uma olhada e ela disse:
Esse aí por acaso é de uma subfamília que eu trabalho diretamente que é predominante da região Nordeste, chegando ao Sudeste só até o ES, deu sorte. Mas deu azar que de novo é fêmea 😂. Mas deu sorte de novo pq acho que é uma fêmea de um gênero que eu descrevi, Magnispina (Opiliones: Laniatores: Gonyleptoidea: Gonyleptidae: Heteropachylinae). São três espécies, que eu que descrevi tb, mas saber qual delas com base em uma foto de fêmea aí já fica quase impossível.
Miguel: Boa noite! Obrigado pela identificação! Eu tenho uma foto que mostra um aglomerado de opiliões onde foi achado o Magnispina, e no canto inferior direito é possível ver uma fêmea fugindo para o outro lado, mas a foto não está boa pois é de longe e mostra muitos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário