segunda-feira, 16 de maio de 2022

Mariposas do Nordeste

Boa noite, seu Cesar...achei algumas fotos aqui, mas não sei se é mariposa ou besouro...sei la....que é preta com laranja. Todas em Teresina, Piauí, exceto uma que parece uma frepa de madeira, que achei em Ubajara, Ceará.
Mariahelena Ferreira da Costa.
Duas Erebidae, a primeira lembra a de 2019, mariposa que mimetiza besouro licídeo, mas é diferente, imagino que aquela seja um macho e esta uma fêmea de Dycladia lucetius (Arctiinae: Arctiini: Ctenuchina) baseado nesta imagem, a segunda Selenisa sueroides (Erebidae: Erebinae: Omopterini).

Depois temos uma Eubaphe (Geometridae: Larentiinae: Eudulini), provavelmente E. unicolor, a "coração dourado". A próxima eu não sei se era um bicho branco, parece estar descorada e mofada, vou deixar em Geometridae.

As duas últimas devem ser Platynota rostrana (Tortricidae: Tortricinae: Sparganothini) e um notodontídeo, procurei entre noctuídeos também e não encontrei, respectivamente aqui estão as mais semelhantes que achei em padrões alares: 1, 2, mas a aparência dos bichos vivos não me convencem.

Mariahelena: Boa tarde, seu Cesar. Passando para agradecer as identificações. sobre a mariposinha meio "mofada", ela estava morrendo numa agua empossada...daí talvez tenha esmaecido a cor das asas que, quando olhei, pareciam ter reflexos...daí trouxe mais essas duas fotos dela...
Cesar: Ela tinha me parecido descorada e mofada, agora me parece apenas descorada, o verde são as escamas que sobraram. Neste caso, ela deve ser uma Geometrinae, dá pra ver também que havia linhas mais claras nas asas, pode ser a mesma Nemoria sp. (Nemoriini) de 2018.

Atualização Fev/2023 -Jefferson Coelho: A última é semelhante a esta identificada como Trajectina trajecta (Notodontidae: Heterocampinae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário