segunda-feira, 25 de abril de 2022

Mariposa Dysschema no Espírito Santo

Olá César, ontem enquanto eu e minha mãe estávamos vindo da rua para casa uma mariposa (até imaginei que fosse uma borboleta na hora) pousou na minha mãe, e ficou até quando chegamos em casa.. até imaginei que ela voaria alguma hora, pois ela "viajou" por bastante tempo com a gente. Enfim, tenho algumas imagens mais ou menos razoáveis dela, não consegui tirar bem da parte de baixo porque ela não virava.. mas a parte de baixo do abdômen onde não aparece, é totalmente amarelo (mais claro), e ela também não abriu as asas para ver a parte interna..

Fique com as fotos: (Vou colocar as com Flash e sem, porque as com flash ficam mais nítidas)
Erik de Guaçuí, Espírito Santo.
Esta deve ser Dysschema irene (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Pericopina).

Erik: Não sei se já fez a identificação, mas vou colocar outras imagens aqui:

E só outra coisa que quero dizer, depois de que ela veio até aqui em casa, ela ficou parada no chão por bastante tempo.. e ainda continua parada, pelo jeito não está conseguindo voar também, e como dá para ver em uma imagem aí tem um pouco de água na frente dela, aí não sei se ela realmente estava tomando a água ou não, mas eu a vi abaixando quando coloquei a água.. será que ela está doente ou ferida?? (aparentemente não parece está ferida)
Cesar: Acredito que estava bebendo sim, apesar de não esticar muito a tromba. É possível que estava apenas velha, isto é, mais de uma semana de vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário