quarta-feira, 6 de abril de 2022

Besouro-Tartaruga Omaspides e Falso Escorpião em Minas Gerais

Fala aí Cesar, td bem? Olha que interessante esse fato. Um besouro tartaruga ( que penso ser aquele que identificou como Omaspides sp.) sendo atacado por um Pseudoescorpião, eu acho. Ele estava grudado numa das patas do besouro, que o arrastava pra todo lado. Eu os peguei com um pau, e na tanatose do besouro, eu consegui a foto da parte de baixo de ambos os bichos. Como pode o minúsculo pegar algo tão grande, quase umas 20x o tamanho dele. Quem é a miniatura?
Obrigado sempre Cesar.
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Omaspides pallidipennis (Chrysomelidae: Cassidinae: Mesomphaliini). Em Pseudoscorpiones é complicado passar da ordem, buscando por levantamentos de fauna, o mais próximo que consegui é que Paratemnoides minor (Iocheirata: Cheliferoidea: Atemnidae: Atemninae) e Apolpium aff. vastum (Iocheirata: Garypoidea: Olpiidae) foram os mais comuns em uma área no Amazonas com 45,3% e 37,6% respectivamente. Procurando por imagens deles, o que eu consigo mesmo são imagens de P. nidificator.

Importante entender é que falsos escorpiões são predadores, mas de animais muito pequenos como colêmbolos, a última espécie citada captura espécies maiores por serem sociais e trabalharem em grupo; ainda assim, sobre esta espécie, como diz Pedroso (2007) "A forésia (comportamento de prender-se ao corpo de um animal transportador) é o modo mais comum de dispersão em P. nidificator." É isto o que vemos aqui, o falso escorpião se agarrando ao besouro para utilizá-lo como meio de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário