terça-feira, 29 de março de 2022

Família de Aranhas Vermelhas em São Paulo

Olá, César, tudo bem?

Há meses acompanho uma aranha que fica no banheiro do meu apartamento em São Paulo. Creio que se trate de uma aranha vermelha caseira, certo? Às vezes até jogo mosquitos em sua teia para ela capturar (o que aparece na foto é mérito dela). Com mosquinhas de banheiro ela não deu tanta sorte, elas foram mais rápidas que ela na fuga. Hahaha
Nos últimos dez dias, notei uma bolinha meio acinzentada em sua teia e achei que fosse um grãozinho de areia do meu gato. Vi que ela foi carregando o suposto "grãozinho" para o vão entre a porta e a parede, para onde reparei que sempre leva suas presas e onde se esconde ao se assustar. Alguns dias depois, notei bolinhas menores na teia e comecei a me perguntar se não eram ovinhos.
Hoje, a curiosidade bateu mais alto e vi que o "grãozinho" devia ser na verdade uma ooteca, e que os pequenos pontinhos podiam ser filhotinhos. Ao tirar fotos bem de perto e com zoom, vi que eram mesmo.
Minhas dúvidas: corro o risco de uma infestação? Esses bebês ficam na teia até crescerem ou se espalham pela casa ainda pequenos? Eles costumam sobreviver ou grande parte morre? Achei tão bonitinhos, não gostaria de ter que matá-los, mas o apartamento é muito pequeno para dividir o espaço com centenas de aranhas hahaha
Tenho outra dúvida a respeito da aranha. Ela não usa muito a visão para caçar? Tive a impressão que ela só ia atrás dos insetos quando se mexiam na teia, mesmo se estivessem bem perto dela antes disso.
Por último, tem ideia de quanto tempo elas vivem, em média?

Muito obrigada e desculpe pela quantidade de perguntas. Como estamos compartilhando o espaço há meses, queria conhecê-la melhor. Hahah
Lucíola Ribeiro.
Sim, temos uma família de Nesticodes rufipes (Theridiidae). A maioria das perguntas necessitam de um estudo conduzido com a própria espécie para serem respondidas e diferentes fatores levam a diferentes resultados. Algumas aranhas têm um maior grau de sociabilidade, isso ocorre em Theridiidae, e vivem um bom tempo na teia da mãe, este não me parece o caso desta espécie, elas devem se espalhar ainda jovens.

Ao se espalhar, predadores, falta de alimento, doenças, produtos de limpeza, diversos fatores impedirão que boa parte delas chegue à fase adulta. Segundo Fauna Facts (e daí vem a questão do estudo, não sei qual é) uma em cada cem aranhas se torna adulta.

Quanto à visão, mesmo algumas aranhas caçadoras não dependem tanto de sua visão pra caçar, mas sim de sensores de vibração do ambiente e outros sentidos, quanto mais as aranhas tecedeiras, que esperam a presa ir até elas. Na falta de dados sobre a expectativa de vida delas, palpites sugerem até três anos baseado em espécies aparentadas (1, 2), o que entendo que seja uma fêmea bem vivida, machos não devem ir muito além de se reproduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário