sábado, 19 de março de 2022

Donzelinhas do Rio Grande do Sul

Boa noite, Cesar. Encontrei essas 3 donzelinhas na minha casa em Bagé, RS.
Arriscaria dizer que as 4 últimas (a marrom e a azulzinha) fotos são variações da mesma espécie?
Eduardo s.
Eu mantive a ordem em que estavam no pedido e algo me parece confuso: todas têm mais de uma cor, mas se eu fosse escolher qual é a marrom eu diria que é a primeira, se eu fosse definir a cor da última eu diria amarela, assim eu fico em dúvida quais seriam as mesmas, 1 e 2 ou 2 e 3; mas entendo que faça todo o sentido que a ordem estava certa e você se refira aos dois últimos.

Em Odonata, não dou nada confiável, ainda mais em Zygoptera, tento dar palpites. Vou usar e Hanauer, Renner & Périco (2014) pra ter uma ideia da fauna da região, eu creio que temos Oxyagrion, o trabalho cita O. basale e O. terminale e um casalzinho de Ischnura, é citada apenas I. fluviatilis. Ambas são Coenagrionidae: Ischnurinae.

Eduardo: Isso mesmo, amarela.As donzelinhas q eu achava que seriam variação de cor ou sexo são as duas que têm abdômen preto. A vermelha não tem o abdômen preto, ficando mais fácil de identificar quais eu me refiro. Espero q tenha ficado mais fácil de entender com esse comentário. Muito obrigado, Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário