sábado, 18 de dezembro de 2021

Vespas Parasitoides e Hiperparasitoides Emergindo de Lagartas em Santa Catarina

sou de Florianópolis SC: nascimento de vespa
Juliano.
Mais dois grandes vídeos do Juliano, aqui no primeiro nós temos uma Spodoptera (Noctuidae: Noctuinae: Prodeniini) parasitada por Cotesia (Braconidae: Microgastrinae), assim como vemos em Freitas et al. (2019). É impressionante como ela consegue sobreviver com tantas vespas se nutrindo dela e ainda como ela parece adotar um comportamento de proteção de seus parasitoides. Há estudos sobre este comportamento (1, 2) e não parece tão confirmado, segundo Harvey (2008), na natureza isto pode ajudar contra predadores generalistas, mas não foi eficiente contra hiperparasitoides em laboratório.

Falando em hiperparasitoides chegamos no segundo vídeo. A Automeris (Saturniidae: Hemileucinae: Hemileucini) também deve ter sido parasitada por Cotesia, mas o bicho que emergiu deve ser Pteromalidae, encontrei informações sobre Hypopteromalus parasitando Cotesia, ela é verde metálica, pernas amarelas, só não encontrei informações sobre este gênero no Brasil; pode ser que seja, mas não confere com a informação no link, de que ela costuma roer o casulo nas laterais para emergir.


Juliano: valeu cesar realmente esperava que saísse vespas pretas, em vez disso saiu essas vespas verdes com olhos vermelhos. valeu pela dica já renomeei a descrição do vídeo obrigado
(...)
essas vespas sairam roendo as laterais como dito no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário