terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Percevejo Spartocera no Espírito Santo

Olá César, encontrei esse inseto em casa e estou preocupado, pois se parece bastante com um Barbeiro.. ele parece ter "morrido" afogado em um local perto de uns vasos de plantas onde choveu, e me parece que foi a pouco tempo pois vi ele mechendo algumas patinhas e provavelmente não morreu realmente, mas só desmaiou (se é que isso acontece com insetos..)

Ele só não tem aquele tipo de "bico grande" e aquelas antenas que ficam ligadas a esse "bico", mas eu vi em baixo do corpo e vi um tipo de 'língua' tipo aqueles de mosquito, mas não tão fino.. mas a cor e o restante do corpo e formato são muito parecidos com o do Barbeiro, mas ainda estou em dúvida, pois se parece um pouquinho com uma espécie que pesquisei chamada A. tristis.. aguardo a id, e desde já agradeço!!

Guaçuí, ES.
Erik.
Daniel Lovato: Erik, desculpe-me pela intromissão. Para ajudar na identificação desse tipo de inseto, uso um aplicativo muito bom da Fundação Oswaldo Cruz, o Triatokey. Ele permite diferenciar barbeiros de outros insetos parecidos, porém não hematófagos.

Cesar: Nem um nem outro, mas é mais aparentado da segundo opção. Este é Spartocera (Coreidae: Coreinae: Spartocerini), provavelmente S. fusca, não representa perigo algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário