quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Opilião em Brasília

Localizada em: Brasília-DF
Oi! Na casa onde moro, aparecem várias aranhas estranhas dessas. Elas não fazem teia e se escondem em buracos do muro para esperar a presa. As patas são bem diferentes, o primeiro par é bem pequeno e o segundo é longo e fino como antenas.

Parece uma aranha pré-histórica!
Minha preocupação é se ela oferece algum risco
Vivian Roncon.
Há quanto tempo, Vivian. Aranhas são aracnídeos que possuem o corpo muito bem dividido em dois segmentos, o que não se observa aqui. Isto mais as características que você citou caracterizam um opilião da ordem Opiliones, conhecido também por nomes como aranha-bode, aranha-fede, aranha-cafofa, mas não são aranhas, as análises filogenéticas parecem ter colocado estes bichos em posições bem diferentes a cada ano, próximo dos escorpiões, próximo dos carrapatos e agora próximo de aracnídeos ainda menos conhecidos que eles.

Resumindo, não são peçonhentos, mal conseguem se defender com suas quelíceras, suas defesas são produzir mau cheiro e destacar uma de suas pernas para poder escapar. Neste grupo é bem mais difícil falar em espécie, deve ser alguma Gonyleptidae (Laniatores), fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário