sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Gorgulho Zathanius no Rio de Janeiro

Boa noite César. Hoje envio este gorgulho pequeno e colorido para identificação. Obrigado.
(...)
Esqueci de mencionar que foi fotografado em Teresópolis no Rio de Janeiro.
Carlos Eduardo de S. Carvalho.
Meu melhor palpite aqui era Centrinus sp., antes de encontrar em Besouros e Seu Mundo de Celso L. Godinho Jr. a ilustração de Heterosternus lyratus que combina quase perfeitamente não fossem longas projeções no protórax:
Característicos de um macho, como podemos ver em outros gêneros, incluindo Centrinus, em Davis (2009). Percebi um problema com este nome pois, ainda que procurando pelo nome de espécie ele é sempre um curculionídeo, o nome de gênero geralmente se refere a escarabeídeos/melolontídeos, o que é resolvido por Variety Of Life: "Este é um gênero diversificado de gorgulhos encontrados na América do Sul e Central. Marshall (1946) percebeu que o nome do gênero é preocupado e forneceu o nome substituto Heterothorax. Kuschel (1983) sinonimizou este gênero com Solenosternus."

Isto nos levaria à combinação Solenosternus lyratus, nome que não encontro em lugar algum, mas Harotreus lyratus Zathanius lyratus, por serem Curculionidae: Baridinae, devem se referir à mesma espécie, este último é o que consta no CTFB, na tribo Baridini.

Assim, concluo que devemos ter uma primeira foto, vivo ou morto, de Zathanius lyratus, fêmea. Este é um grupo extremamente diverso, não surpreendendo que seja confuso nem que haja um grandíssimo número de espécies sem imagens. Identificação graças ao Marquinhos que me presenteou com este maravilhoso livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário