quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Formiga-de-Estalo em Pernambuco

Boa tarde, César.

Já faz alguns dias que várias dessas amiguinhas têm aparecido nos cômodos da minha residência e vários familiares meus já foram atacados, inclusive eu. Noto um comportamento agressivo e territorialista nelas. Pode identificá-las? Costumo encontrá-las em maior quantidade no banheiro durante a noite, tem um motivo para isso? Elas utilizam essa mandíbula longa para se defender?

Recife, PE.
Luis Portella.
Esta é uma formiga-de-estalo do gênero Odontomachus (Formicidae: Ponerinae: Ponerini), possivelmente O. bauri.

As espécies variam muito onde nidificam e na quantidade de indivíduos, podendo ir de poucas dezenas a vários milhares. Este comportamento é estranho pra mim, eu costumava as ver forrageando de dia, individualmente e pareciam nidificar em cavidades entre muro e gramado, coletam invertebrados e se alimentam também de néctar.

Dependendo para quem se pergunta, as mandíbulas destas formigas são responsáveis pelo movimento mais rápido no reino animal. Ela porém, normalmente, não consegue ferir a pele humana e, ao usá-las em um humano, a terceira lei de Newton entra em ação e ela é catapultada para longe, o que eu já tentei induzir, sem sucesso. Porém, são formigas dotadas de ferrão e as ferroadas são consideradas bem dolorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário