quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Besouros de Minas Gerais

Alguns besourinhos de Minas.
Um escaravelho, um gorgulho, um caruncho (só encontrei desses em feijão), um besouro-de-clique e um pequenino que imagino ser tenebrionidae.
Pedro S de Raposos, Minas Gerais.
Me parecem ser Leucothyreus sp. (Melolonthidae [Scarabaeidae]: Rutelinae: Geniatini). Anchylorhynchus sp. (Curculionidae: Curculioninae: Derelomini), com a objeção de que vivos eles vivos costumam ter uma pubescência que lhes dá uma aparência aveludada, mas ainda é a melhor opção que tenho. Sitophilus sp. (Curculionidae: Dryophthorinae: Rhynchophorini). Conoderus partitus (Elateridae: Agrypninae: Oophorini) da galeria de PyBio me parece combinar com o quinto. O último é complicado pela morfologia "padrão" de muitos Tenebrionidae, sugiro Alphitobius diaperinus (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Alphitobiini).

Quase todos aqui, se não todos, pelo menos se meus palpites estiverem certos, são coleópteros de importância econômica em algum grau, o primeiro se alimenta de folhas e raízes de diversas culturas, o segundo se desenvolve em coquinhos, o terceiro em cereais, as larvas do quarto se alimenta de sementes e raízes o último infesta grãos e farinhas, assim como são problema para a avicultura, mas também são usados para alimentação animal e humana.

Não foi possível usar todos os marcadores para esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário