quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Cigarrinhas Poekilloptera em Goiás

Oi, César! Tudo bem? Vi uns comentários seus uma vez em um vídeo da Gangrena Gasosa! Rs fiquei feliz de te ver em outros universos. Esta mariposa (?) branca foi registrada em Cavalcante (GO). Conversando com os sertanejos daqui, descobri que esse bicho apareceu há uns 8 anos. Ela junta cochonilhas em volta, parece, e acaba com as árvores! Será que coincide com o desequilíbrio trazido pela soja? Queria saber que inseto é esse! Ele tem uma casca dura e um líquido que mancha.. E dizem que não morre com veneno. É sinistro. Obrigada!! ☺️
Ana Fabbro.
Haha, que legal, Ana! Meu universo é mais o das "baratas nas paredes, aranhas pelo chão" do que o dos "pontos riscados na parede, galinhas pretas pelo chão", se é que me entende, mas estamos todos juntos.

A última publicação da espécie ainda é recente, menos de um mês, Poekilloptera phalaenoides (Flatidae: Flatinae) é uma cigarrinha. O que provavelmente foi apenas confundido com cochonilhas pode ser visto nestas postagens por exemplo (1, 2) é resultado das secreções açucaradas e que favorecem o crescimento de fungos conhecidos popularmente por fuligem ou fumagina.

Acho difícil que tenham a ver com a cultura da soja na região, mas Goiás junto com DF, nas nossas postagens, empata com São Paulo como campeãs de avistamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário