quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Cigarrinhas Fulgorídeas de Minas Gerais

Olá Cesar! Como vai? Mando duas cigarras/cigarrinhas. A primeira apareceu dia 31/01/2021 dentro de casa. Depois de alguns dias achei ela morta, foi quando consegui fazer as fotos da parte ventral. A do dia 15/01/2021 apareceu numa noite e foi embora tão rápido que não deu para tirar uma foto boa da vista dorsal. Tenho alguns palpites, mas não sei se são possíveis: 1a (Poiocera? ou) e 2a. O que você acha? Desde já agradeço!
Jefferson Coelho, São Pedro do Suaçuí, MG
31/01/2021
15/01/2021

Lystrinae ou Poiocerinae. Este é um grupo bem difícil, houve uma vez que eu tirei um tempo e pesquisei gênero por gênero, resultando em muitos deles sem imagens disponíveis. O meu melhor palpite para este primeiro é Hypaepa sp. com duas espécies no BrasilH. costataH. laetabilis, poderia ser variação de cor da primeira, o que é comum neste grupo, ou talvez a segunda, da qual não vejo imagens.

O segundo eu até acho que faz parte deste grupo, mas não tenho ideia de qual gênero. Não teria uma vista dorsal dele? 

Há um fulgorídeo que eu fotografei há muito tempo, é uma das primeiras postagens do Insetologia, acho que pode ser deste grupo, mas até hoje me parece algo único, não sei de quê se trata.

Atualização Fev/2022 - Jefferson: Encontrei outra no dia 02/11/2021 que acha que pode ser da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário