terça-feira, 28 de setembro de 2021

Aranha Pissaurídea em Santa Catarina

Oi César! Mais uma novidade no quintal, bem disfarçada e, parece, com uma família por vir (seriam ovos embaixo dela?) Espécie interessante... Tem cerca de 2cm e é a primeira vez que a vejo por aqui. Poderia identificar, por gentileza? Obrigada!

Lindsay
Florianópolis-SC
Lindy.
Lindy, sempre entendi que exemplares semelhantes a este, que constroem este tipo de teias sobre folhas pertencem ao gênero Architis (Pisauridae: Thaumasiinae) e, em geral, estão identificadas assim no Insetologia. E para mim, Thaumasia, se referia a espécies de médio a grande porte frequentemente associadas a ambientes aquáticos. Hoje eu sei que Thaumasia, que segundo Estevam & Carico (2012) produz espécies de pequenas a grandes, pode ter bem esta aparência aí, não sei separá-las com segurança, minha melhor identificação é Thaumasia sp., um desses dois gêneros, acho que mais para Thaumasia.

Não sei muito bem da biologia dela, estas teias são chamadas de "berçário" (nursery-web), deve ter uma bolsa de ovos embaixo, mas não me lembro de já ter visto esta aranha fora destas teias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário