quarta-feira, 18 de agosto de 2021

"Insetos Orquidófilos" em São Paulo

Olá, Cesar.
Estou aqui com mais uma abelhinha simpática que apareceu numa orquídea catasetum aqui em Campinas-SP. Sei que a identificação vai ser difícil, mas essas foram as duas melhores fotos que eu consegui dessa abelha metalizada. Elas são visitantes costumeiras de orquídeas?
Abraços de sabiá,
Ricardo Perez Pombal.
Agora sim temos abelha-das-orquídeas, no caso Euglossa sp. (Apidae: Apinae: Euglossini/Apini: Euglossina). Segundo Silveira, Melo & Almeida (2002):
Uma característica marcante das espécies desta subtribo é o fato de seus machos coletarem substâncias aromáticas, geralmente produzidas em flores de Orchidaceae, Araceae, Gesneriaceae ou Solanaceae mas, também, por fungos e outras fontes. Rebêlo (2001) fornece listas de iscas aromáticas atrativas e plantas sabidamente fornecedoras de compostos odoríferos para as espécies da subtribo. A utilidade dessas substâncias para as abelhas ainda não é conhecida mas acredita-se que tenham alguma função em sua biologia reprodutiva.
No detalhe da última foto parece que temos uma boa quantidade de gorgulhos dentro da flor, difícil é saber quais são, mas acho que Stethobaris sp. (Curculionidae: Baridinae: Madopterini) é uma boa pedida. Já tenho dúvida se acima da mesma flor temos invertebrados ou outro problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário