sábado, 17 de julho de 2021

Ninfa de Psocóptero em São Paulo

Fala César, olha oq encontrei numa árvore da esquina, no início imaginei que fosse uma aranha branca pela alta velocidade e forma que se movia na árvore, porém ao olhar de perto percebi que dificilmente se trata de uma, achei bem parecido com pulgão, cochonilha que sugam as cidreiras
Plenn_ de São Paulo, capital.
Tra-se de um exemplar da ordem Psocodea ou Psocoptera, ninfa. Sobre o que a cobre, JungleDragon explica:
Minúscula ninfa de um piolho-de-casca-de-árvore (Psocoptera) da família Psocidae. As ninfas de algumas espécies secretam uma "cola" que faz com que todos os tipos de partículas de algas e sujeira grudem em seus corpos para se camuflar. Uma dessas espécies seria Trichadenotecnum majus, que encontrei na mesma árvore (o único Psocidae adulto na árvore e examinei todo o caule minuciosamente). Portanto, as chances são grandes de que a ninfa pertença a esta espécie: o)

Esta característica não é particularidade desta família, pois vejo exemplos em outras como Amphientomidae e Myopsocidae.

Plenn_: Super interessante César! Essa sua resposta me trás a mais dois indivíduos que fotografei momentos depois, porém estes estavam na árvore ao lado, teria chances de serem da mesma família?
O adulto estou certo que é Myopsocidae (Psocomorpha: Psocetae), provavelmente Lichenomima, mas não descartando Myopsocus. As ninfas eu ainda não consigo dizer, são da mesma ordem, não descarto que sejam da mesma família, mas se algum está associado ao outro, eu associaria mais a primeira ninfa ao adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário