quinta-feira, 29 de julho de 2021

"Mosca Porco-Espinho" em São Paulo

Olá, Cesar.
Apareceu uma mosca enorme aqui em casa (Campinas-SP). Achei belíssima! Ela tinha entre 1,5 e 2 cm. Sempre fico curioso em saber o nome popular e mais detalhes sobre alimentação e comportamento. Você poderia me ajudar na identificação?
Mais uma pergunta. Você faz todas as identificações sozinho ou tem mais gente te ajudando? Impressionante o volume de informações que circula neste espaço. Parabéns!
Ricardo Perez Pombal de Campinas, São Paulo.
Com estas cintas no abdome, que eu saiba, apenas Belvosia spp. (Tachinidae: Exoristinae: Goniini), parasitoide de lagartas, adultos provavelmente se alimentam de néctar. Em inglês, praticamente todos os insetos têm nome comum, mas este nome nem sempre é de fato "popular", eles foram criados artificialmente, em um esforço para que todos tivessem nomes. Já chamei moscas desta família de mosca-porco-espinho baseado em hedgehog fly, o que seria melhor traduzido por "mosca-ouriço" (na verdade, vejo que também há quem tenha chamado de porcupine fly).

Sim e não, em geral faço sozinho, mas não posso dizer que não tenho ajuda, frequentemente leitores comentam ou eu entro em contato, sempre que temos identificações de terceiros eu procuro destacar e dar o crédito nas postagens. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário