sábado, 24 de julho de 2021

Mariposas do Piauí

bom dia, seu Cesar, achei muito estranhos os movimentos dessa mariposinha... era como se tentasse ser maior...ou imitar algum outro inseto...mas fiquei feliz pois é diferente de tudo que já fotografei. Aproveito para colocar umas mariposas antigas que achei...com flash e sem...viu? E uma frente e verso...achei já finada...
Maria Helena Ferreira da Costa de Teresina, Piauí.
A primeira é uma Dyops sp.(Erebidae: Erebinae/Calpinae: Ophiderini). Aqui, nós temos palpites de D. ocellata e D. chromatophila, agora está me parecendo que são sinônimos, sendo o nome válido o último (1, 2).

Depois, 2 e 3 estão parecendo bem diferentes em uma primeira olhada, mas creio que sejam, como descrito, a mesma com e sem flash. É uma Plusiinae, está difícil saber qual, meu melhor palpite é a falsa-medideira-da-soja Chrysodeixis includens ( Noctuidae: Argyrogrammatini), seguida de uma Hammaptera sp. (Geometridae: Larentiinae: Hydriomenini), o que nos lembra o pedido de setembro de 2018 onde as duas aparecem.

Da mesma família da anterior, terminamos com Pero sp. (Geometridae: Ennominae: Azelinini); a espécie não sei, pois não combina com a P. exquisita de insecta.pro, mas é bem semelhante à mesma espécie na Esalq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário