segunda-feira, 5 de abril de 2021

Lagartas Urticantes de São Paulo

olá, gostaria de saber qual espécie de taturana é essa, é aquela venenosa? Tenho filhos pequenos (1 e 4 anos) e acho importante conhecer as espécies venenosas pois moramos numa área rural da cidade de São Carlos. Tb gostaria de saber se as taturanas são encontradas durante todo o ano ou se tem uma época que elas aparecem.
Encontrei agora em Abril aqui em São Carlos / SP
obrigada
(...)
Olá, eu de novo. Essa outra taturana aparece bastante por aqui (São Carlos) meu filho de 4 anos pisou nela e chorou desesperadamente por 3 horas! Liguei no Butantan e indicaram levar ele pro Hospital, porém a pandemia sobrecarregou muito o sistema de saúde da cidade, e eu sabia que estava tudo lotado! Então preferi tentar tratar em casa, lavamos, coloquei gelo, nada adiantava... Por fim tive a ideia de passar uma pomada para hemorroida (\o/) pq sei que tem anestésico (lidocaina) e funcionou! Ele parou de chorar e voltou a brincar normalmente em 10 minutos!
Mas não ache nenhuma foto dessa taturana em lugar nenhum da internet! Que bicho é esse que o google não conhece kkkk?!
mjb.
As Saturniidae: Hemileucinae são lagartas peçonhentas, elas têm aparato inoculador de toxinas nas cerdas do corpo. Neste caso, temos uma Pseudodirphia. Sei que são urticantes, mas não encontro qualquer relato de acidente com elas.

A peludinha é uma Megalopygidae, imagino que seja Podalia, mas não duvido de Megalopyge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário