sexta-feira, 30 de abril de 2021

Aranha Tecedeira Mangora no Paraná

Olá! tudo bem? Então, encontrei essa Mangora sp.
aqui em Ponta Grossa - PR em Floresta Ombrófila Mista. Aqui ela é bem comum, porém só consegui chegar a nível de gênero. Eu segui esta literatura : LEVI, Herbert W. The orb weaver genus Mangora in South America (Araneae, Araneidae). Bulletin of the Museum of Comparative Zoology, v. 159, n. 1, p. 1-142, 2007. Não consegui encontrar uma espécie que seja muito semelhante. Na região dorsal do abdome ela apresenta uma característica muito marcante que é um formato de "coração invertido", por isso pensei que seria de fácil identificação.

Grato pela atenção,
Alexander P.
Alexander, eu acho que "só consegui" e "chegar a nível de gênero" não combinam muito. Em nível de espécie estes bichos são normalmente identificados por especialistas com o bicho em mãos e mesmo assim, às vezes não conseguem.

Deste artigo eu destaco "Todas as espécies fora da Amazônia têm apenas distribuições limitadas, exceto M. melanocephala, a Mangora mais comum, encontrada entre o istmo de Tehuantepec, no México, e o norte da Argentina." Se a distribuição delas é limitada fora da Amazônia, conhecer a fauna local poderia ser o melhor caminho, mas com quinze em SP, dezesseis no RS, dá pra gente ter uma ideia de quantas deve haver em SC. Padrões não devem ajudar muito, primeiro por espécies diferentes poderem apresentar padrões semelhantes e depois por que a mesma espécie pode apresentar padrões diferentes (1, 2). Não temos imagens disponíveis de quase nenhuma das espécies da nossa região, não creio que seja possível ir mais longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário