sábado, 13 de março de 2021

Tripes na Argentina

Boa tarde César! Há cerca de 3 días o pátio e quintal de casa (Buenos Aires/ Argentina) está infestado de uns bichinhos muito pequenos, creio que de no máximo um milímetro de tamanho. Eles ficam ou como uma nuvem voando no ar ou pousam em grande quantidade nos brinquedos do pátio, nas cadeiras, etc. Esses dias estamos realmente impossibilitados de utilizar a área externa da casa por isso, já que inclusive entram em nossos olhos e narinas. Concomitantemente também apareceram alguns de outros cascudos maiores aqui pela casa (adjunto fotos de ambos insetos).Serão o mesmo porém mais jovens ou se tratam de insetos diferentes? Obrigada!
Mariana Ribeiro.
Aparentemente são tripes da ordem Thysanoptera, não consigo imaginar o que pode ter causado tamanha superpopulação destes bichinhos. Hábitos podem dar alguma pista. Segundo BugGuide:
Alimentação: Quase metade das espécies conhecidas se alimentam apenas de fungos; um número considerável se alimenta apenas de tecidos de folhas verdes; alguns são predadores de outros artrópodes. Os que se alimentam de plantas costumam causar danos às folhas e pétalas das flores. Habitat: Os tripes que se alimentam de plantas são geralmente encontrados em tecidos de plantas vivas, embora alguns estágios larvais possam se passar no solo. Formas fungívoras na serapilheira ou em galhos mortos.
Houve um desmatamento ou há algum acúmulo de folhas secas por perto? O besouro é uma espécie bem distinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário