sábado, 6 de março de 2021

Mariposas-Vespa Orcynia e Dinia

Boa tarde. Moro em Parintins - AM. Há cerca de um mês atrás apareceu aqui em casa um inseto que nunca tinha visto. Tirei foto e após pesquisa na internet verifiquei que se tratava de uma formiga chiadeira (que na verdade é uma fêmea de vespa se não me engano). Ontem encontrei esta vespa da foto na roupa do meu filho que estava estendida no varal. Nunca tinha visto uma vespa tão grande e bonita. Como achei o padrão de cores e formas das pintas dela semelhantes aos da chiadeira que tinha encontrado anteriormente, me perguntei se esta vespa da foto não seria o macho da chiadeira, tendo em vista que apenas os machos deste espécie possuem asas. Por favor me ajude.
(...)
Olha eu novamente! kkk. Enquanto realizava minha pesquisa de Mestrado numa fazenda em Itembé-PE (Zona da mata) tive a oportunidade de tirar estas fotos deste inseto que chamou muito minha atenção por sua beleza e asas translucidas. Vários anos após navegando em um site que elencava insetos raros no mundo, encontrei a imagem exatamente igual a este da minha foto. Lá dizia que era uma espécie nativa do Canadá. Tenho duas questoes:
1. Realmente é raro?
2. Como um bicho tão pequeno saiu do Canadá e veio bater no interior de Pernambuco? kkkkk
obrigado pela atenção.
Christiano Borges.
Christiano, esse bichinho é uma inofensiva mariposa que mimetiza uma vespa. Bicho muito bonito, não me lembro de já ter visto uma dessas, mas consegui determinar como Orcynia calcarata (Erebidae: Arctiinae: Arctiini).

Quanto à segunda, ela é uma Dinia sp., não sei dizer se D. eagrus ou D. mena, mas elas são relativamente comuns por aqui, podemos nos basear nas postagens do Insetologia, temos muitas desta, não tínhamos nenhuma da primeira. Não sei qual era a canadense, mas não há muita esperança de se encontrar uma dessas lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário