domingo, 21 de março de 2021

Besouro Elaterídeo em São Paulo

Oi, Cesar.
Valeu pela id.
Ontem à noite apareceu esse bicho aqui. Creio ser um tipo de besouro ou percevejo. Vou descrever pois as fotos não ficaram muito boas. É um bichinho entre o marrom e o vermelho, tem asa (entrou voando em casa, mas não consegui clicar a asa então não sei se tem mais de um par), a cabeça é separada do corpo, tem 3 pares de pernas e um par de antenas segmentadas (ou assim parece, não uma antena tipo fiozinho como a das baratas, mas quase "pontilhada"). Não faz barulho e estava muito interessado no vaso de cereja. Você conhece esse?
Desde já, agradeço.
(...)
Oi.
Achei mais um desse, mas estava meio avariado, sem uma antena e até morreu depois. Desse tem foto de cima. Isso ajuda a confirmar a id?
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
O que eu consigo é confirmar que é um tec-tec, besouro-de-clique ou salta-martim da família Elateridae. Como palpite, Casari & Biffi (2012) tem uma Dipropus brasilianus (Elateridae: Elaterinae: Ampedini: Dicrepidiina) com antenas mais semelhante à do segundo, que deve ser um macho e a Esalq tem um exemplar de D. brasilianus cujos élitros são semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário