quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Vespas de Brasília

Olá, César! Preferi mandar estas duas vespas juntas. Achei às margens de um córrego bem límpido aqui no DF. Por favor, seria possível a identificação por estas fotos? Uma delas predava uma lagarta e a outra tem as mandíbulas bem desenvolvidas. Obrigado e um abraço!
Rodrigo Conte de Brasília, Distrito Federal.
As duas são, superficialmente bem semelhantes, as duas juntas acabam sendo um bom exercício para as pessoas "aprenderem a ver" o grande número de diferenças entre elas: a de cima tem pernas lisas e pretas, a debaixo pernas "espinhudas" e alaranjadas, a de cima possui olhos com uma curva brusca (está difícil ver pelo ângulo e pelas antenas), a de baixo olhos levemente curvados. A linha entre o pronoto e o mesoescutelo (1, 2) vai até a inserção das asas na primeira e vai praticamente em direção às pernas na segunda. O pecíolo, que liga o tórax ao gáster, tem uma inserção alta na primeira e baixa na segunda. A de cima tem um "cotovelo" nas antenas, a de baixo tem as antenas mais retas. Dá pra continuar apontando diferenças por muito tempo.

Apesar de apontar muitas diferenças, ainda me é difícil afirmar quem elas são, mas eu acho que elas são Polybia, semelhante a P. dimidiata (Vespidae: Polistinae: Epiponini) e Sphex sp. (Sphecidae: Sphecinae: Sphecini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário