quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Ninho de Abelhas Europeias em Minas Gerais

Ave! Entendo que identificação de abelhas seja um tanto complicado, dado haver farta hibridação entre nativas, europeias e africanas, mas de pouco dias para cá um enxame pequeno surgiu do nada e se alojou numa fresta do telhado e de lá para cá estão sempre muito ativas, às vezes até em parte da noite. Ao que parece, são nada agressivas, muito embora meu cão não tenho gostado muito quando pisou numa delas, o que me leva a crer que talvez tenham ferrões de fato.

A presença e o zumbido constantes não incomodam, mas como sou alérgico a picadas, gostaria de saber se devo ficar atento, pois sei que abelhas em alguns períodos ou condições podem se tornar mais agressivas.
Grato,
Cesar Barreto de Tiradentes, Minas Gerais.
Bom, no caso dessas eu diria que são facilmente identificadas, Apis mellifera (Apidae: Apinae: Apini: Apina). A hibridização entre europeias e africanas é uma hibridização entre populações de uma mesma espécie e nem se trata apenas de duas subespécies, pois a Europa contribuiu com diversas. Subespécies, às vezes são diferenciadas por padrões de cor, mas frequentemente nós as separamos por saber de onde são originárias, quando queremos diferenciar as africanizadas estamos fazendo o contrário, determinar sua ancestralidade pelo animal.

Quanto às nativas não, aí já falamos de outras espécies aparentadas em diferentes níveis taxonômicos que são muito improváveis que venham a se hibridizar. Quanto ao ferrão sim, todas estas operárias são dotadas de ferrão e, como perdem parte de seu abdome ao ferroar, não sobrevivem muito depois de usá-lo. Sim, no meu entender, a presença de uma colônia desta espécie em casa é potencialmente perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário